APRENDER PARA SALVAR! Funcionalismo tem capacitação com SAMU

Sexta-feira, 5 de outubro, no anfiteatro Monsenhor José Maria Frucuoso Braga, um grupo de funcionários municipais da Educação e da Saúde teve a oportunidade de aprender noções de primeiros socorros com a coordenadora regional do SAMU (Serviço de Atendimento Medico de Urgência) , enfermeira Silveri Pazzeto, e com a técnica de enfermagem do quadro municipal e pertencente à equipe do SAMU Edylaine Oliveira.

De forma prática e eficiente, colocando a “mão na massa mesmo’” por meio de diversas manobras, eles puderam se capacitar para lidar em casos de desmaios e convulsões, engasgos e paradas cardiorrespiratórias, entre outras situações, para auxiliar bebes, crianças, jovens, adultos e idosos.

Segundo Willian Baciotti, chefe de divisão do Programa Saúde da Família, a intenção da secretaria municipal de Saúde é preparar o quadro de servidores municipais para saber lidar com situações de urgência e emergência, ajudando a salvar vidas por meio dos conhecimentos obtidos nas capacitações. “A iniciativa tem todo o apoio do prefeito José Maria Candido, pois vem ao encontro dos objetivos que ele tem para com funcionalismo, que é melhorar a cada dia os serviços prestados à comunidade”, salientou.

EDUCAÇÃO

A secretária municipal de Educação e Cultura, Mylene Rodrigues Vieira, elogiou mais esta parceria com o setor de Saúde e informou que pretende levar a respectiva formação para todas as escolas, em horário de HTPC (Hora de trabalho pedagógico coletivo), até o final do ano, visando atingir 100% dos professores e demais funcionários da Educação. “Assim faremos com que todos tenham a capacidade de agir corretamente e com cautela caso aconteça alguma situação de emergência”, frisou. No próximo dia 19 de outubro outra capacitação com o SAMU está programada e todos os participantes recebem um certificado de conclusão.

 


banner portalcid

banner esic


bto rh

sic fisico

itr