Mais sobre a Febre Amarela

BRASIL ESTÁ NOVAMENTE EM ALERTA CONTRA A FEBRE AMARELA
Este mês na região de Jundiai, Atibaia e Campo Limpo Paulista foram encontrados vários macacos mortos com febre amarela. Em Itatiba um homem de 76 anos morreu em consequência da doença e na cidade de São Paulo 15 parques foram fechados por encontrar macacos doentes.
Mas e o que o morador de Itirapina tem a ver com isso?
Bem, temos muito a saber.
1. O macaco é apenas o reservatório da doença como o homem, o principal transmissor é o mosquito Haemagogus mas no meio urbano o mosquito transmissor é o Aedes aegypti (o mesmo transmissor da Dengue), então nosso papel enquanto cidadãos é acabar com o criadouro dos mosquitos.
2. Temos o dever de manter nossa carteirinha de vacinação sempre atualizada contra a Febre Amarela. Qualquer dúvida procure um Posto de Saúde mais próximo para orientações.
3. Ao encontrar um macaco suspeito (doente) não tente pegá-lo, não mate e nem machuque o animal; procure imediatamente ajuda da VISA ,VE ou Polícia Ambiental que irá orientá-lo como proceder.
4. Qualquer acidente com macacos (mordida por exemplo) não dá pra esperar! Procure imediatamente um serviço médico.
5. Macacos são animais silvestres não são animais domésticos! Portanto não podem ser criados em casa.
6. A vacinação contra febre amarela é realizada às quartas-feiras no período da manhã no Centro de Saúde III e PSF Jd Nova Itirapina.
Compareça com carteirinha de vacina e cartão SUS.
Uma dose já é suficiente para a vida toda!
Via: Vigilância Epidemiológica - Atenção Básica
Secretaria Municipal da Saúde de Itirapina

 

 


banner portalcid

banner esic


bto rh

sic fisico

itr