Itirapina é vista com bons olhos pela Adtrusi

Instituída em 16 de agosto de 2012 no município de Rio Claro a Adtursi Associação de Desenvolvimento do Turismo da Região da Serra do Itaqueri é uma entidade sem fins lucrativos, os objetivos são o Desenvolvimento Sustentável da Atividade Sócio econômica do turismo. Em suas ações a cidade de Itirapina e vista com bons olhos pela associação.
 
As ações da Adtursi são voltadas para o esporte, turismo, sustentabilidade, inclusão social, meio ambiente, educação, saúde entre outras, a atividade social econômica do turismo que possibilita essa interatividade multidisciplinar. Tendo como resultado final a formação de um Cidadão Melhor com melhores oportunidades em um ambiente favorável. “Esta é a missão da Adtursi”, comenta a presidente Jamila Tavares Coimbra.
 
A área de atuação em especial é a Serra do Itaqueri que é formada pelo conjunto de 12 cidades (Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Corumbataí, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro, São Pedro, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra e Torrinha). Haja vista a posição geográfica e tendência a essa magnífica formação geológica e abundancia dos recursos naturais e meio ambiente, para a pratica do turismo ecológico – turismo rural – turismo de aventura e turismo saúde, somente nestas atividades nos inserimos como um dos melhores destinos do Brasil. E ainda, Cultura, História, Gastronomia tendo em vista a possibilidade ao turismo tecnológico de São Carlos, “Temos um cenário favorável para o desenvolvimento de inúmeros postos de trabalhos, arrecadação de tributos e aumento de IDH da região. Através de planejamento de curto, médio e longo prazo continuo”.
 
Sendo a cidade de Itirapina, uma das cidades que tem seu perímetro estabelecido na região da serra do Itaqueri, a associação vê Itirapina com bons olhos, pois sendo ela uma das cidades rica em locais onde que o turismo pode ser explorado.
 
A associação já desenvolve ações na cidade de Brotas, onde, por exemplo, são ministradas aulas de canoagem e em Águas de São Pedro, que possibilita a exploração do turismo terapêutico que são atividades turísticas que usam serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos, como o turismo hidrotermal, o turismo de bem-estar e o turismo de águas.
 
 

Com muita aventura, Itirapina convida para uma viagem

A paisagem é exuberante. Cercada por morros, vales, lagos, rios, cachoeiras e reservas florestais, Itirapina é uma cidade privilegiada com cenários dignos de cartão postal. Localizada dentro da área de preservação ambiental de Corubataí, tem atrativos para pessoas de todos os gostos e idades. Ali é possível praticar desde simples caminhadas ou apenas curtir o por do sol às margens da represa até encarar esportes radicais como mountain bike, trekking e canyoning, entre outros.
 
 
A principal atração é o Parque do Saltão com suas três cachoeiras. A mais famosa delas é a que dá nome ao local e tem queda d'água de 75 metros. É impossível não se impressionar com a sua beleza. Para quem gosta de fortes emoções, ela é ideal para a prática do cayoning (descida de cachoeiras utilizando apenas uma corda, com técnica de rapel). As outras duas cachoeiras são a Ferradura (60 metros) e Monjolinho (12 metros).
 
Outro local muito visitado pelos turistas é a represa do Broa. Às suas margens, fica o balneário - a sua imensa faixa de areia o transforma numa grande praia de água doce. A represa é ainda uma excelente opção quem gosta de esportes náuticos como o jet ski e canoagem. É indicada também para aqueles que querem apenas descansar e relaxar ao lado da família. 
 
No seu roteiro de viagem, inclua também uma visita à Estação Experimental, mais conhecida como Fazendinha. Mantida pela Secretaria do Meio Ambiente, ali são desenvolvidas pesquisas científicas e de educação ambiental. Ali você via encontrar a pista da saúde com cerca de 2.500 metros, área de recreação e trilhas de educação ambiental. Para conhecê-la, você vai pagar uma taxa de entrada que é revertida para a APAE local.
 
Se você quiser conhecer um pouco sobre a história da cidade, visite o distrito de Itaqueri da Serra. Fundado em 1839 por colonizadores portugueses da Ilha Madeira, o vilarejo deu origem à cidade e preserva até hoje toda sua riqueza histórica e cultural. Você ficará impressionado com a beleza das construções do final do século XIX e início do século XX. A capela de Nossa Senhora da Conceição mantém até hoje a pia batismal e a imagem da santa trazidas pelos colonizadores. Além dela, há a igreja matriz que foi dedicada a Santo Antônio.
 
 

Venha conhecer Itirapina

Com belas paisagens naturais e muitas opções para quem gosta de se aventurar em harmonia com a natureza, Itirapina é o destino certo dos amantes de ecoturismo. Não faltam cachoeiras, serras, rios, cavernas e trilhas na cidade.
 
 
Localizada sobre a região das Cuestas Basálticas (relevo irregular com ladeiras íngremes que se contrapõem às terras mais baixas), entre as cidades de São Carlos e Rio Claro à cerca de 220 km do centro da capital paulista, Itirapina é uma cidade que atrai também, muitos que querem descansar longe dos grandes centros urbanos.
 
A vegetação silvestre exuberante é um dos pontos fortes da região, que ainda surpreende por inserir os visitantes numa atmosfera de desafio devido aos inúmeros esportes de aventura possíveis de se praticar, dentre eles: rapel; cascading; hiking; passeios náuticos; pesca esportiva; rafting; floating; circuito histórico; cachoeirismo; tirolesa; canyoning; camping; mountain bike e motocross.
 
 

 

banner esic


bto rh

sic fisico

itr