Itirapina é um dos destinos turísticos para os apaixonados pela natureza

Fotos: Paulo Marques
A praça da Matriz é um bom lugar para aproveitar o clima de interior, com música no coreto e um ambiente agradável para as famílias.

Fotos: Paulo Marques
Coreto da Praça da Matriz, palco das apresentações musicais.

Fotos: Paulo Marques
Anfiteatro Municipal Monsenhor José Maria Fructuoso Braga.

Fotos: Paulo Marques
Na Praça Central da Matriz, concentram-se os quiosques gastronômico.

Fotos: Paulo Marques
Itirapina também abriga um pequeno distrito cheio de história e charme. Itaqueri da Serra, a cerca de 30 quilômetros da cidade, é uma vila originada por colonizadores portugueses por volta de 1800 e teve o morador ilustre Ulysses Guimarães.

Fotos: Paulo Marques
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1839, que possui uma imagem da santa entalhada em carvalho trazida da Ilha da Madeira, e mantém até hoje a pia batismal trazida pelos colonizadores.

Fotos: Paulo Marques
É na praça que ocorre a Feira de Produtores Rurais, idealizada por Benedita Cypriano, com artesanato e produtos naturais da cidade. Destaque para os sabonetes artesanais, o café e a cachaça.

Fotos: Paulo Marques
O Morro do Fogão, é um mirante com paredões de até 100 metros de altura de onde podem ser observadas as cidades de Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro. O lugar é ideal para escalada, mas também vale uma visita contemplativa, apenas observando o rico cenário verde ao redor.

Fotos: Paulo Marques
A Cachoeira Saltão, com 75 metros de queda, está localizada dentro da Fazenda Saltão – um espaço de 22 mil m² que abriga ainda outras duas cachoeiras (Monjolinho e Ferradura), além de trilhas, e uma pequena estrutura de lazer.

Fotos: Acervo Broa Golf Resort
Itirapina é conhecida principalmente pela represa do Broa, onde fica o Broa Golf Resort. Além das acomodações e atividades como golfe e acervo de aeronaves, a represa é o grande atrativo do hotel seja para banhos, passeios de lancha, caiaque, stand up paddle ou tirolesa. Também chamada de represa do lobo, a grande estrela do hotel pode ser observada da varanda de todos os seus apartamentos. O sol se pondo e refletindo nas águas é um espetáculo a parte.
Ainda pouco conhecida dos turistas paulistas e paulistanos, a cidade de Itirapina, localizada no coração do estado de São Paulo, guarda belezas naturais surpreendentes, com uma natureza convidativa às grandes emoções, devido aos inúmeros esportes de aventura possíveis de se praticar, dentre eles: rapel, cascading, hiking, passeios náuticos, pesca esportiva, rafting, floating, cachoeiras, tirolesa, canyoning, camping, mountain bike e motocross. O município, situado a cerca de 220 quilômetros da capital, é conhecido principalmente pela represa do Broa, onde fica o Broa Golf Resort.
Mas nem só dessa água vive Itirapina... A cidade também se destaca com atrações naturais como a Cachoeira Saltão e o Morro do Fogão. A cachoeira, com 75 metros de queda, está localizada dentro da Fazenda Saltão – um espaço de 22 mil m² que abriga ainda outras duas cachoeiras (Monjolinho e Ferradura), além de trilhas, e uma pequena estrutura de lazer. Para chegar na maior queda, os mais aventureiros utilizam a técnica de canyoning, mas também é possível descer por uma escadaria com 400 degraus. A vista compensa qualquer esforço!
Já o Morro do Fogão, é um mirante com paredões de até 100 metros de altura de onde podem ser observadas as cidades de Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro. O lugar é ideal para escalada, mas também vale uma visita contemplativa, apenas observando o rico cenário verde ao redor.
Itirapina também abriga um pequeno distrito cheio de história e charme. Itaqueri da Serra, a cerca de 30 quilômetros da cidade, é uma vila originada por colonizadores portugueses por volta de 1800 e teve um morador ilustre: Ulysses Guimarães. Entre as construções históricas que retratam um pouco do passado local, a casa onde nasceu o político se destaca. Outro ponto que chama a atenção na vila é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1839, que possui uma imagem da santa entalhada em carvalho trazida da Ilha da Madeira, e mantém até hoje a pia batismal trazida pelos colonizadores.
O vilarejo também é destino para aventura. Ali é possível praticar escaladas em suas grandes paredes de arenito ou Canyoning na cachoeira do Itaqueri, de 15 metros de altura. Apesar da proximidade com a famosa Brotas, o lugar tem grande potencial, com atrativos ainda pouco explorados.
Voltando ao centro da cidade, a praça da Matriz é um bom lugar para aproveitar o clima de interior, com música no coreto e um ambiente agradável para as famílias. Além disso, é na praça que ocorre a Feira de Produtores Rurais, idealizada por Benedita Cypriano, com artesanato e produtos naturais da cidade. Destaque para os sabonetes artesanais, o café e a cachaça. O evento ocorre sempre no segundo final de semana do mês, além do Anfiteatro, a Biblioteca Municipal, Espaço Cultural (Casa Guariento) e os quiosques gastronômico.

 


banner portalcid

banner esic


bto rh

sic fisico

itr